A Casa

Construída cerca do ano de 1925, o seu propósito principal foi servir de residência principal ao casal de lavradores proprietários dos campos circundantes.
À data a sua construção privilegiou os materiais locais, com as paredes construídas em pedra e argamassa. Com rés-do-chão e 1º andar, o sobrado e madres de suporte do 1º andar são ainda os originais em madeira de castanho.
O mesmo sucede com as portadas das janelas e as portas das divisões em madeira de carvalho e castanho. Durante o ano de 1939 o número de residentes aumentou havendo necessidade de ampliar as instalações, que se concretizou com a construção da cozinha do forno, bem como do palheiro e cavalariça para apoio à atividade agrícola.
A casa foi habitada até meados da década de 80, mantendo desde essa data até 2008 funções de apoio à atividade agrícola que ainda hoje se mantém. Foi precisamente no ano de 2008 que ocorreram obras de requalificação com o intuito de dotar a infra-estrutura com as condições necessárias para o acolhimento de hóspedes.
O conforto aliado aos materiais e traça original foi desafio e prioridade desde a primeira hora.

Untitled Document

© Quinta do Vaqueirinho 2014 • Todos os Direitos Reservados